COMO AMPLIAR UMA HABITAÇÃO

26-10-2011 12:29

 

Como ampliar uma habitação é a solução encontrada para todos aqueles que não têm possibilidades de mudar de casa. O elevado preço de um grande apartamento ou de uma vivenda, faz com que tenhamos de viver com habitações de tamanhos reduzidos. A verdade é que nas pequenas habitações quase não temos espaço disponível para vivermos como gostaríamos, quanto mais para decorar ao nosso gosto.

 

 

 

 

Contudo, gostaríamos de lhe dar uma pequena ajuda e alguns truques e conselhos para ficar a saber como pode ampliar o tamanho de uma habitação, mesmo que seja de uma forma unicamente visual. 

 

Com estes pequenos truques de decoração, podemos mostrar-lhe o que pode ser feito em termos de aumento de um quarto pequeno, oferecendo um pouco mais de beleza visual e de amplitude ao ambiente. 

 

Existem diversas técnicas que lhe permitem criar a ilusão óptica de modo a que um ambiente fique mais amplo, conferindo-lhe uma aparência de um tamanho maior do que aquele que realmente tem. 

 

Estas técnicas são bastante simples e estão acessíveis a toda a gente. No fundo, elas giram ao torno do seguinte: paredes, iluminação, móveis, cores, texturas e acessórios decorativos. 

 

Contudo, estas diferentes técnicas devem ser aplicadas dependendo do tamanho e da forma como se pretenda ampliar determinada habitação. Umas resultam melhor em habitações muito pequenas, enquanto que outras são mais úteis em habitações de tamanhos maiores.

 

Agrupámos estas dicas para ampliação em dois tipos de tamanhos:

Falemos em primeiro lugar dos ambientes de tamanho muito reduzido. 

 

A primeira coisa a observar são as cores das paredes. 

 

É sempre preferível optar por uma cor clara nas paredes e no tecto, tal como o branco ou o bege. Utilize igualmente uma tonalidade clara para aplicar em portas e janelas (se as suas portas e rodapés são em madeira de mogno por exemplo, experimente pinta-las de branco ou de pérola). 

 

Escolhe cortinados dentro do mesmo tom das paredes, ou em tonalidades que lhe sejam bastante próximas, já que se misturarão bastante bem. 

 

Outro detalhe importante, é escolher cortinas que permitam a passagem da maior quantidade de luz possível. Ambientes claros, parecem maiores: este é um dos truques mais aplicados em decoração de interiores.

 

Espaços grandes

Passemos agora à forma de como ampliar uma habitação de tamanho médio ou grande, que é muito mais simples de decorar já que permite uma maior flexibilidade na decoração. 

 

Na altura de escolher as cores para a pintura das paredes, terá a possibilidade de optar dentro de uma gama muito mais extensa, não ficando apenas limitado a cores claras ou brancos. Contudo, se os tons claros ou os tons pastel forem os seus favoritos, não os deverá excluir da sua escolha. 

 

Outra opção a ter em conta, é a aplicação de papel de parede. Nesse caso, poderá também escolher tons claros mesclados com alguns motivos ou padrões. O tecto poderá ser branco, tal como nas habitações de menores dimensões. 

 

A aplicação de cortinados poderá ser em cores claras, idênticas às cores aplicadas nas paredes, ou se preferir algo um pouco mais escuro, faça-o, mas sempre seguindo os mesmos tons escolhidos para os tons da tinta ou do papel de parede.

 

De um modo geral, é sempre bom saber como se deve ou pode ampliar a habitação, com a ajuda de determinados materiais que favorecem a sensação de amplitude, uns mais do que outros, tais como: peças de mobiliário em madeiras claras, peças com aplicações em metal, espelhos, tecidos e vidro. 

 

Estes materiais podem ser escolhidos tanto nos acessórios de decoração, como nas peças de mobiliário que optar por comprar na hora de decorar ou remodelar o seu quarto. 

 

Um bom exemplo de aplicações de metal em peças de mobiliário, são por exemplo os pés de uma cómoda, mesas-de-cabeceira ou cama, que além de aligeirarem o aspecto dos móveis, conferem ao espaço, uma impressão mais aérea, proporcionando ainda, uma maior sensação de espaço.